Hálux valgo / Joanete – Tratamento

O hálux valgo (popular joanete) é uma patologia bastante frequente na ortopedia e é considerada uma das principais causas de dores nos pés. Além do aspecto estético, a deformidade gera calosidades, inflamações e atrapalha muito as atividades diárias. As causas, sintomas e fatores que ocasionam a piora já foram abordados em outro post.

E após avaliar detalhadamente o caso, realizar o diagnóstico adequado, a pergunta que sempre escuto é: “Doutor, como tratar o joanete?”

Antes de falar sobre como tratar o joanete, vale lembrar que sua principal característica são os desvios ósseos: do 1º metatarso, da falange, dos pododáctilos (dedos do pé) e dos outros metatarsos. E, em conjunto, o enfraquecimento de ligamentos, cápsulas articulares, alterações de tendões, músculos, inflamações de bursas (bursites) e nervos (neuromas) também acompanham a patologia à medida que ela vai se agravando. Portanto, para pensar em como tratar o joanete, precisamos planejar a abordagem de todas essas alterações.

Tratamento conservador

Em casos mais leves e em paciente mais jovens, o tratamento de escolha é a abordagem preventiva para que a deformidade não piore com o tempo. Assim, a melhor solução é escolher modelos de sapatos confortáveis, que tenham a parte da frente larga e saltos que não que ultrapassem quatro centímetros de altura. Os protetores de silicone e os afastadores de dedos são medidas paliativas, mas podem ajudar a aliviar a dor e diminuir a pressão no local dependendo da avaliação do ortopedista.

Fisioterapias também podem auxiliar na abordagem de como tratar o joanete: alongar tendões encurtados e fortalecer musculaturas enfraquecidas podem ajudar a aliviar os sintomas, mas infelizmente não cura a patologia nem corrige as deformidades.

O uso de medicamentos para processos inflamatórios e palmilhas para compensação de sobrecargas podem ajudar no alívio dos sintomas provisoriamente.

O importante é sempre manter um acompanhamento constante do ortopedista desde o início, pois isso ajuda a evitar que a deformidade se agrave muito rápido. E demorar no diagnóstico pode acarretar em problemas mais sérios e pode diminuir a eficácia do tratamento. Portanto, lembre-se: é o seu ortopedista que vai decidir como tratar o joanete e conduzir o acompanhamento.

Tratamento cirúrgico

Em casos mais graves em que o paciente tenha queixas dolorosas importantes, o tratamento cirúrgico pode ser indicado. Muito se fala sobre a cirurgia de joanete, principalmente que “dói muito” ou que a deformidade “volta depois de um tempo”. Porém, os procedimentos cirúrgicos evoluíram bastante ao longo dos últimos anos. A quantidade de técnicas cirúrgicas aumentou bastante, sendo que cada uma delas tem indicação para um tipo específico de deformidade para tratar o joanete, mas é comum associar-se mais de uma técnica cirúrgica no mesmo pé. Além disso, essa melhoria tem proporcionado um alto índice de eficácia e precisão, auxiliando na recuperação e diminuindo significativamente a recidiva da deformidade pós-operatória.

Técnicas cirúrgicas

Entre as várias técnicas cirúrgicas, as principais são aquelas em que incluem as osteotomias, em que são feitos cortes nos ossos (por via aberta ou minimamente invasiva) para realinhar sua angulação no pé. Em casos mais avançados, a correção cirúrgica de outras patologias associadas (como metatarsalgia, dedos em garra e bunionette/joanete do 5º dedo) também são necessárias. Para fixá-la na posição correta, podem ser usados micro-parafusos ou micro-placas que, em geral, não precisam ser retirados posteriormente. A cirurgia é realizada em internação hospitalar, sendo a duração média do procedimento de 40 minutos a 1 hora, utilizando-se a anestesia raquimedular ou peridural para realização do procedimento. Em geral, o paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte, após recuperação anestésica.

O uso de sandálias ortopédicas é importante para a proteção da cirurgia e, dependendo da técnica utilizada, a recuperação permite que o paciente comece a pisar com 1 dia e possa andar dentro de casa após 1 semana de cirurgia, aproximadamente.

Mas é importantíssimo avaliar cada caso de forma detalhada para melhor planejamento de como tratar o joanete.