Neuroma de Morton

O que é um neuroma?
Neuroma é o espessamento do tecido nervoso que pode se desenvolver em várias partes do corpo. O neuroma mais comum no pé é o neuroma de Morton, que ocorre mais frequentemente entre o terceiro e o quarto metatarsos do pé, sendo uma das causas de metatarsalgia. O espessamento do nervo é o resultado da compressão e irritação, podendo ocasionar danos permanentes.

Causas
Qualquer quadro que provoque compressão ou irritação contínua do nervo pode levar ao desenvolvimento de um neuroma. A causa mais comum é o uso de calçados apertados e rígidos (para mulheres: sapatos de bico fino e salto alto; para homens: botas, botinas e coturnos). Além disso, pessoas com certas deformidades nos pés – joanete / hálux valgo, pé plano ou com arco plantar mais alto – possuem maior risco de desenvolver o neuroma de Morton. Outras causas são atividades que envolvem irritação repetitiva dessa região, como corrida ou esportes de quadra. Lesões diretas, ferimentos, contusões ou outros tipos de traumas na área também podem levar ao surgimento do neuroma.

Os principais sintomas de neuroma de Morton são:

• Metatarsalgia com formigamento, queimação ou dormência
  • “Choque” que irradia para os dedos
  • Sensação “bola na sola do pé”
  • Sensação de que “há algo no sapato” ou uma “meia amontoada”

Os sintomas começam gradualmente: no início, ocorrem apenas ocasionalmente ao usar sapatos estreitos ou ao realizar certas atividades agravantes e podem desaparecer temporariamente com a remoção do calçado, massageando o pé ou evitando sapatos ou atividades agravantes.
Com o tempo, os sintomas pioram progressivamente e podem persistir por vários dias ou semanas e à medida que o neuroma de Morton aumenta, os sintomas se tornam mais intensos e as lesões no nervo vão se agravando.

Diagnóstico
Para chegar a um diagnóstico correto, será necessário que o cirurgião de pé e tornozelo realize uma avaliação clínica e física completa e muitas vezes será necessário solicitar exames de imagens adicionais (radiografias, ultrassonografias ou ressonâncias magnéticas).
O ideal é consultar o ortopedista já no início do desenvolvimento dos sintomas. O diagnóstico precoce de um neuroma de Morton diminui muito a necessidade de tratamentos mais invasivos e pode ajudar a evitar a cirurgia.

Tratamento conservador
As abordagens de tratamento variam de acordo com a gravidade do problema.
Para neuromas leves a moderados, as opções de tratamento podem incluir:

• Medicamentos via oral: podem ser prescritos para reduzir a dor e a inflamação;
  • Palmilhas sob medida: dispositivos ortopédicos personalizados prescritos pelo ortopedista fornecem o suporte necessário para reduzir a pressão e a compressão do nervo;
  • Mudança de atividades: atividades que causam pressão repetitiva no neuroma devem ser evitadas até que a condição melhore;
  • Modificações de calçado: utilize sapatos largos e flexíveis, e evite calçados de bico fino ou salto alto;
  • Infiltração (injeção): pode incluir infiltrações com corticóides, anestésicos locais ou outros medicamentos.

Quando a cirurgia é necessária?
A abordagem cirúrgica no neuroma de Morton pode ser indicada em pacientes que não responderam adequadamente ao tratamento conservador. Diversas técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas, dependendo do tamanho do neuroma, do grau de acometimento do nervo e se existem alterações ósseas associadas. A duração do período de recuperação irá variar dependendo do procedimento executado.
Independentemente do tratamento realizado, será sempre muito importante seguir os cuidados de longo prazo para a evitar o retorno dos sintomas, e isso inclui calçados apropriados e modificação de atividades para reduzir a pressão repetitiva no pé.