Blog

Hálux valgo / Joanete

O joanete é uma deformidade comum nos pés, mas muitas pessoas possuem o conceito errado sobre esse problema e muitos acabam sofrendo desnecessariamente com as dores antes de procurar o tratamento correto.

O joanete é uma deformidade comum nos pés, mas muitas pessoas possuem o conceito errado sobre esse problema e muitos acabam sofrendo desnecessariamente com as dores antes de procurar o tratamento correto.

 

O que é joanete?

O joanete (cientificamente conhecido como hálux valgo) é frequentemente descrito como um aumento de volume na lateral do dedão do pé. Mas ela é mais do que isso. Essa protuberância visível na verdade reflete mudanças na estrutura óssea da parte frontal do pé. O dedão do pé, que deveria apontar para frente, se inclina em direção ao segundo dedo. Isso tira os ossos do alinhamento – produzindo a saliência característica do joanete. E por ser uma doença progressiva, os ângulos dos ossos vão desviando gradualmente e essa protuberância óssea vai lentamente se tornando cada vez maior. Os sintomas geralmente aparecem em casos mais severos, mas em alguns pacientes as dores podem surgir precocemente.

Causas

Os joanetes são mais frequentemente causados por uma alteração óssea genética do pé, ou seja, o fator principal é a tendência do seu corpo a desenvolver essa deformidade. Assim, tendões, músculos e articulações do pé começam a enfraquecer ou sofrer encurtamentos e causam um desequilíbrio progressivo no alinhamento dos ossos, ocasionando o desvio do hálux em valgo.

Além disso, é muito comum que vários membros da família (inclusive os homens) tenham joanete. Mas não é o joanete em si que é herdado, e sim o tipo e formato genético do pé, tornando propenso a desenvolver a deformidade.

Uso frequente de calçados apertados e duros, bico fino e salto alto (para mulheres: Scarpin, sandália Stiletto, Peep toe; para homens: botinas, botas, sapatos sociais de couro) também é um dos fatores, embora isso não cause deformidades em muitas pessoas. Mas para quem tem a tendência ao joanete, eles ajudam a acelerar a piora do quadro e os sintomas podem aparecer mais cedo. Isso também explica o motivo de mulheres terem maior probabilidade de apresentar sintomas de joanete do que homens. Portanto, é fundamental saber escolher o calçado ideal.

Sintomas

Os sintomas que ocorrem no local do joanete, podem incluir:

  • Dor ou irritação
  • Inflamação e vermelhidão
  • Sensação de queimação
  • Dormência ou sensação de amortecimento

Outros sintomas e deformidades que podem vir associados:

  • Metatarsalgia (dores na região plantar anterior)
  • Dedos em garra
  • Dormência ou choque nos dedos (neuroma de Morton)
  • Bunionette ou joanete de Sastre ou “joanete do alfaiate”

 

Diagnóstico

Os hálux valgo são bem aparentes e são relativamente fáceis de diagnosticar. No entanto, para avaliar totalmente a condição, o cirurgião de pé e tornozelo deve solicitar radiografias para determinar o grau da deformidade e avaliar as alterações ósseas do joanete e, se necessário, até ultrassonografias e ressonâncias magnéticas para avaliar com maior detalhes outros aspectos anatômicos dos desvios (tendões, articulações, músculos, cápsulas articulares e nervos).

Como os hálux valgo são progressivos, eles não desaparecem espontaneamente e geralmente pioram com o tempo. Mas nem todos os casos são iguais – alguns casos progridem mais rapidamente do que outros. Depois que seu cirurgião diagnosticar e avaliar os seus pés ele pode desenvolver um plano de como tratar o joanete da forma mais adequada para o seu caso.

Gostou? Compartilhe este conteúdo para chegar a mais pessoas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
💬 Precisa de ajuda?